Postagens populares

domingo, 28 de junho de 2015

A frescura de fotos coloridas: A ignorância dos conservadores e a intolerância dos defensores da causa!



O tema predominante nas redes sociais nos últimos dias é sem duvida a aprovação do casamento gay nos
EUA. Como você já deve ter percebido pela invasão de cores em sua tela e pela enxurrada de criticas e defesas vindas de todas as direções possíveis, o tema repercutiu e muito aqui em terras tupiniquins, com uma ajudinha especial do facebook, é claro! 
O tema é polemico e é natural que cause um grande furor. Entretanto o que me chamou a atenção de modo especial é maneira como esse tema, a exemplo de muitos outros, causou uma grande divisão na sociedade, isso pelo menos se o que se vê nas redes sociais refletir com alguma fidelidade o que as pessoas realmente pensam. Por isso resolvi listar três pontos  importantes sobre o assunto:

1. A frescura das fotos coloridas

Não, as fotos coloridas não me incomodam nem um pouco e de nenhuma forma. Porém o fato é que elas incomodaram muita gente facebook a fora! Mas por quê? Tenho visto um número espantoso de críticos alegarem que o casamento gay no Brasil já é livre desde 2013 e que, portanto, quem modificou a foto com a plicativo em apoio a conquista nos EUA está apenas seguindo uma "modinha". Estão errados. Não se trata de modinha! Primeiro porquê qualquer pessoa é livre para manter a imagem que desejar em seus perfis sociais. E segundo e  principalmente pela dimensão global que qualquer conquista de causas minoritárias alcança ao ser conseguida especialmente nos EUA. Por que os EUA? Muito simples. É inegável o protagonismo exercido pelos EUA no cenário mundial, seja no contexto politico, econômico ou cultural, repare que eu não estou discutindo a qualidade desse protagonismo, mas sim a sua importância! E dada essa importância, qualquer conquista conseguida no território do tio Sam, torna-se globalmente importante para defensores da mesma causa mundo afora, independente de qual seja a causa. Por isso a euforia da comunidade LGBT mundo afora é legitima e justificável!

2. A ignorância dos conservadores

Outro ponto que salta aos olhos em torno dessa discussão, é a ignorância que muitas pessoas contrárias ao casamento entre indivíduos do mesmo sexo tem demonstrado. Particularmente também não sou um grande entusiasta da ideia, porém nutro um grande respeito pelos direitos por eles conquistados e não considero justo que essas conquistas lhes sejam retiradas. O respeito às diferenças de crenças, ideologias e filosofias de vida, ainda me parece ser a melhor maneira de conseguirmos trazer maturidade e desenvolvimento cultural à nossa tão carente sociedade. E é exatamente com esse respeito que defendo, inclusive, o direito dos críticos e conservadores de criticar e defender seu ponto de vista, lembrando sempre que os preceitos pregados por determinada religião, linha filosófica, ou simplesmente ponto de vista, não concede a ninguém o direito de agredir àqueles que não pensam e vivem da mesma maneira!

3. A intolerância dos defensores da causa

Um fenômeno muito comum quando alguma minoria, ou alguma classe ou grupo, que de alguma maneira tenha sofrido repressão de alguma classe ou grupo "dominante" durante algum período histórico, é que ao conseguir conquistar direitos igualitários a "minoria reprimida" passa então a utilizar esse direito para exercer, por sua vez, a repressão àqueles que outrora foram seus repressores. Agindo, geralmente, de maneira agressiva e desrespeitosa com quem não defende as mesmas causas. E isso, assim como a ignorância dos conservadores, ficou explicitamente visível em dezenas de discursos postados e espalhados pelo facebook. Vejam bem, não estou aqui me valendo de críticas ao direito da comunidade LGBT defender seus ideais e comemorar suas conquistas. Entretanto considero importante ressaltar que ao repetir o desrespeito e a intolerância aos que divergem de suas opiniões, vocês que outrora foram oprimidos, passam a ser exatamente aquilo que um dia repudiaram: os opressores! Atitude, que em um entendimento bastante simplificado, faz com que toda a luta e sacrifício empenhados em conseguir igualdade foram desperdiçados, uma vez que ainda não existe igualdade, mas sim uma inversão de papeis entre "oprimidos" e "opressores". 

By: J. Vitor Hilário Domiciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário